FESTIVAL DE CARRANCAS: SABORES MINEIROS EM GRANDE ESTILO, A MELHOR OPÇÃO NAS FÉRIAS DE INVERNO



Sétima edição do evento pretende valorizar a gastronomia local e o potencial turístico da região de belas cachoeiras e paisagens serranas

Entre os dias 20 e 23 de julho de 2017, acontecerá a sétima edição do Festival Gastronômico e Cultural de Carrancas, colocando definitivamente o pequeno município mineiro no cenário dos festivais de inverno do Estado.

Localizada numa região privilegiada para os amantes do ecoturismo, a apenas 270 quilômetros de Belo Horizonte, Carrancas destaca-se pelas paisagens deslumbrantes e belíssimas cachoeiras. Por este motivo, o município foi eleito em 2008 pela Revista Encontro de Belo Horizonte como a 4ª Maravilha de Minas Gerais, e vem sendo utilizada pela Rede Globo como cenário para diversas novelas.

Nas férias de inverno, os turistas podem desfrutar das belezas naturais durante o dia, e prestigiar as variadas atrações do Festival durante a noite, cujo frio da serra convida a explorar os sabores típicos da região, acompanhados de um bom vinho.

Idealizado pela ACETUR, Associação Carranquense dos Empreendedores em Turismo, o Festival contará simultaneamente com tendas de alimentação no pavilhão gourmet, workshops culinários com chefes renomados e atrações musicais e teatrais nos palcos. Além disso, o visitante será convidado a encerrar a noite dançando ao som do DJ Whyllder Santory na pista instalada na praça.

O evento, que cresce em relevância e participação de público e imprensa a cada ano, oferecerá nesta edição uma programação recheada de cursos, workshops e apresentações artísticas, enaltecendo a gastronomia local. Segundo Claudinei Palma Sotta, presidente da ACETUR, “a intenção é repetir e ampliar o sucesso de 2016, quando mais de 6,5 mil visitantes prestigiaram as atrações durante os quatro dias da 6ª edição do Festival”.

Um dos objetivos da ACETUR é estabelecer a cidade de Carrancas no circuito dos Festivais de Inverno de Minas Gerais por meio da valorização do turismo, com incentivo ao comércio local, sejam as pousadas, restaurantes e demais serviços. Ao participar de um evento unindo gastronomia e cultura, o visitante tem a oportunidade de conhecer a cidade na época do inverno, e se encantar com uma programação eclética, para agradar ao público de todas as idades e paladares.

A cada edição maior e mais diversificado, o Festival Gastronômico e Cultural de Carrancas visa propagar cultura por meio da gastronomia regional, representada pelas quituteiras da cidade. Na tenda workshop, os segredos da cozinha carranquense serão apresentados com maestria pela Du, Dulcinéia Aparecida Ribeiro, com sua receita de “Angu doce”, e pela Eliane Aparecida dos Santos, ensinando os truques da “Carne na Lata com mandioca”.

Os diversos workshops costumam atrair um público interessado em aprender um pouco mais sobre a culinária, e nesta edição teremos a honra de receber o enófilo Fred Rezende com o tema “Vinho do Porto harmonizando com os Queijos do Campo das Vertentes”. Também utilizando o queijo como ingrediente, a Chef Juliana Ferreira vai ensinar “como preparar massas com cogumelos e queijos artesanais”.

Será imperdível o encontro com o renomado chef Marcos Patorroco Proença, proprietário do tradicional Restaurante Patorroco, de Belo Horizonte, onde mistura criativamente as tradições mineiras aos sabores baianos e espanhóis. Neste ano, juntamente com o chef Edson Puiati, o tema do workshop será o uso criativo do azeite na culinária.

Queijo: outro assunto que não poderia ficar de fora do festival. Verdadeiro patrimônio dos mineiros, aprenderemos sobre “A história do Queijo de Minas”, na palestra do professor historiador Gabriel Nicolau Oliveira. E ainda falando sobre queijos, o workshop apresentado pelo chef Bruno Agostini, com experiência internacional, trará os mestres queijeiros José Orlando e Mariana Rezende, recém premiada no Salão Internacional do Queijo na França.

Na sexta-feira, os chefs Diego Cerqueira e Frederico Rodrigues apresentarão novidades no preparo de pratos com queijos artesanais, valorizando os sabores regionais.

Entre as atrações artísticas oferecidas nesta sétima edição, destaque para a cultura regional, representada pelas apresentações folclóricas de grupos de artistas da própria cidade de Carrancas: a Congada, a Folia de Reis, além da tradicional Catira. 

No sábado acontece o projeto “Sesc Minas ao Luar”, um projeto itinerante com público superior a 2 milhões em mais de 600 apresentações, um espaço privilegiado para valorização da música popular brasileira, com músicos tradicionais da região.

A banda Baby Liss é atração de abertura do festival, na quinta-feira, dia 20, com sua mistura dançante de pop-rock com sertanejo. Também no primeiro dia teremos a exibição da Corporação Musical Nossa Senhora Do Carmo. Certamente, o melhor do classic rock não poderia faltar, no segundo dia acontecerá o show de Los Trajanos, banda liderada pelo guitarrista e professor de música Davi Trajano, e na noite de sábado a apresentação de Cecília Bravo, grupo de rock independente vindo de Lavras, que se apresenta no sábado, também com sucessos autorais.

Para encerrar em grande estilo a festa na noite de domingo, o grupo Cabelinho de Lua sobe ao palco com um som contagiante, com pitadas de reggae, samba rock e até hip hop, pra ninguém ficar parado.

A criançada será muito bem-vinda ao festival, onde haverá um espaço kids especialmente preparado para elas. No domingo, dois espetáculos prometem prender a atenção dos pequenos: a peça “A família Adams, com o grupo Teatral Caras e Formas do central Cultural de Itutinga, e os marionetes da Companhia de Inventos, apresentando “O Construtor do Imaginário”.

Serão quatro dias para festejar a gastronomia e a cultura mineira em grande estilo. Afinal, culinária é cultura. E nada mais enriquecedor para ampliar o nosso repertório cultural do que o contato com novos preparos e sabores. Esta experiência sensorial se completa devido à qualidade das apresentações musicais e teatrais, escolhidas com carinho para entreter os visitantes nestes dias de festa na Serra das Carrancas.

Realização: ACETUR – Associação Carranquense dos Empreendedores do Turismo

Patrocínio: Pousada Roda Viva, Azeite La Violetera, Cervejaria Haus Bier

Apoio: Sebrae, Senac, Supermercado Santos, Portal carrancas.com.br, Posto Feliz, Fundo Estadual da Cultura e Secretaria Estadual da Cultura de Minas Gerais, e Prefeitura Municipal de Carrancas.



Serviço:

7º Festival de Gastronomia e Cultura de Carrancas

Data: de 20 a 23 de julho 2017

Local: Praça Manoel Moreira – Centro – Carrancas/MG

Horários: a partir das 18h (dias 20 e 21) e a partir das 15h (dias 22 e 23 – Sábado e Domingo)




Informações de imprensa:

Silvia Morello


11 99963 2371

11 99621 8224 (whatsapp)


ÁREA PROMOCIONAL

PARTE DA LEI FEDERAL QUE REGULAMENTA O JORNALISTA NÃO FORMADO

4. ÂMBITO DE PROTEÇÃO DA LIBERDADE DE EXERCÍCIO PROFISSIONAL (ART.
5°, INCISO XIII, DA CONSTITUIÇÃO). IDENTIFICAÇÃO DAS RESTRIÇÕES E
CONFORMAÇÕES LEGAIS CONSTITUCIONALMENTE PERMITIDAS. RESERVA LEGAL
QUALIFICADA. PROPORCIONALIDADE. A Constituição de 1988, ao
assegurar a liberdade profissional (art. 5
o
, XIII), segue um
modelo de reserva legal qualificada presente nas Constituições
anteriores, as quais prescreviam à lei a definição das "condições
de capacidade" como condicionantes para o exercício profissional.
No âmbito do modelo de reserva legal qualificada presente na
formulação do art. 5
o
, XIII, da Constituição de 1988, paira uma
imanente questão constitucional quanto à razoabilidade e
proporcionalidade das leis restritivas, especificamente, das leis
que disciplinam as qualificações profissionais como condicionantes
do livre exercício das profissões. Jurisprudência do Supremo
Tribunal Federal: Representação n.° 930, Redator p/ o acórdão
Ministro Rodrigues Alckmin, DJ, 2-9-1977. A reserva legal
estabelecida pelo art. 5
o
, XIII, não confere ao legislador o poder
de restringir o exercício da liberdade profissional a ponto de
atingir o seu próprio núcleo essencial.
Adminstrado por Cesar Mori desde o dia 07 de Março de 2011. Tecnologia do Blogger.