LAVRAS APÓS 18 ANOS, RECEBE NOVAMENTE UM TREM DE PASSAGEIROS



Lavras depois de 18 anos recebeu um trem de passageiros, trem este que mesmo sendo comemorativo ganhou a simpatia daqueles que vieram vê-lo chegar. Trem que homenageou RMV - Rede Mineira de viação parou na estação Costa Pinto para embarque e desembarque de tres passeios durante o dia de hoje, domingo 19 de agosto de 2012.

Para quem gosta de trem foi emocionante o percurso... Um velho senhor que trabalhou na antiga ferrovia não se segurou e chorou... Ele baixinho mencionou que a emoção e a saudade eram tantas que foi impossível não chorar. 

Este acontecimento foi organizado pelo Circuito Ferroviário Vale verde, que solicitou a VALE a possibilidade de efetuar um passeio comemorativo em homenagem à antiga RMV – Rede Mineira de viação e seus ferroviários. Os carros foram emprestados gentilmente e sem ônus para o CFVV. Portanto, não se tratou de um evento, pago, político e nem patrocinado pelos municípios convidados, por isso foi proibida a utilização de placas, folders e santinhos de candidatos.

Populares compareceram na beira da linha, encantados ao ver o trem passar! Uma multidão compareceu durante o trajeto e acenavam para os passageiros. Câmeras fotográficas durante todo o percurso registraram o deslizar da composição que levava consigo os sonhos de dezenas de homens convidados a desfrutar desta viagem. 

Quanto às passagens, elas foram distribuídas pelo CFVV que convidou a todos os que apoiaram, participaram e fortaleceram o projeto “EXPRESSO VALE VERDE”. Um projeto popular e não político! E exatamente por estarmos em período eleitoral, várias autoridades da esfera regional, estadual e federal não puderam comparecer e se desculparam. Devido a isso alteramos a programação do evento e no lugar de assinarmos um protocolo de intenções, exibimos um vídeo sobre a história da ferrovia que encantou a todos os convidados. De uma forma geral ficamos satisfeitos com a felicidade dos convidados que nos prestigiaram com suas presenças.

O passeio de trem não foi organizado para agradar ou massagear vaidades ou egos, tão pouco facções políticas baseadas em oligarquias do século XVIII, mas para mostrar a todos que quando temos determinação e acreditamos no que fazemos tudo é possível! 

Então antes que os maldosos e invejosos alpinistas políticos coloquem defeito, informo que este trem especial que circulou no dia de hoje em Lavras, foi reservado pelo CFVV e, portanto, não era de acesso aberto ao público que foi avisado disso na rádio Cultura. Aliás, tudo muito foi bem explicado, para não dar direito a quem quer que seja a reclamar direitos inexistentes, ou seja, de ter sido convidado ou não. Se e somente se, fosse um evento público, contratado pelas prefeituras, seria o caso. No entanto, como foi algo particular, peço desculpas a todos que não puderam embarcar, mas infelizmente não era nosso objetivo vender, comercializar ou barganhar lugares com ninguém até porque o equipamento rodante utilizado hoje foi emprestado pela VALE

Menor ainda era a possibilidade de se manter o trem de passageiros por um período maior. A empresa FCA tem um contrato de carga e precisa cumpri-lo com seus clientes que esperam que ela faça dentro do prazo. Esta gentileza e cooperação com o CFVV por parte da Vale e Ferrovia Centro Atlântica fazem história em Lavras, mostrando que quanto há entendimento e vontade tudo é possível. 

Agradecemos a todos que participaram e representaram neste passeio as entidades, órgãos, municípios ou empresas que sempre nos apoiaram! Nosso objetivo foi fortalecer nosso projeto, homenagear a ferrovia gloriosa do passado, relembrando os bons tempos da RMV - REDE MINEIRA DE VIAÇÃO, também em memória aos antigos ferroviários, homens e mulheres que juntos nos deixaram um grande exemplo de vida com muita luta, suor e lágrimas. Mas principalmente em memória daqueles que não estão mais aqui, de suas conquistas e seus vários exemplos de amor à família ao próximo e a nossa querida ferrovia. 

Muito obrigado 

Agradecimentos especiais á Banda do 8º Batalhão de Policia Militar de Lavras e ao Coral da APPIL - Associação dos aposentados e pensionistas de Lavras, que atenderam nosso pedido e compareceram a estação Costa pinto. 






























































ÁREA PROMOCIONAL

PARTE DA LEI FEDERAL QUE REGULAMENTA O JORNALISTA NÃO FORMADO

4. ÂMBITO DE PROTEÇÃO DA LIBERDADE DE EXERCÍCIO PROFISSIONAL (ART.
5°, INCISO XIII, DA CONSTITUIÇÃO). IDENTIFICAÇÃO DAS RESTRIÇÕES E
CONFORMAÇÕES LEGAIS CONSTITUCIONALMENTE PERMITIDAS. RESERVA LEGAL
QUALIFICADA. PROPORCIONALIDADE. A Constituição de 1988, ao
assegurar a liberdade profissional (art. 5
o
, XIII), segue um
modelo de reserva legal qualificada presente nas Constituições
anteriores, as quais prescreviam à lei a definição das "condições
de capacidade" como condicionantes para o exercício profissional.
No âmbito do modelo de reserva legal qualificada presente na
formulação do art. 5
o
, XIII, da Constituição de 1988, paira uma
imanente questão constitucional quanto à razoabilidade e
proporcionalidade das leis restritivas, especificamente, das leis
que disciplinam as qualificações profissionais como condicionantes
do livre exercício das profissões. Jurisprudência do Supremo
Tribunal Federal: Representação n.° 930, Redator p/ o acórdão
Ministro Rodrigues Alckmin, DJ, 2-9-1977. A reserva legal
estabelecida pelo art. 5
o
, XIII, não confere ao legislador o poder
de restringir o exercício da liberdade profissional a ponto de
atingir o seu próprio núcleo essencial.
Adminstrado por Cesar Mori desde o dia 07 de Março de 2011. Tecnologia do Blogger.