Preservar pra quê?
Museu Regional inaugura exposição que trata dos 70 anos de preservação do Casarão do Comendador
Do fim do conflito até o momento dessa exposição, já se passaram 70 anos. O Casarão do Comendador continua de pé, imponente diante do Largo do Tamandaré: um símbolo da resistência do patrimônio sobre o progresso. Em comemoração, o Museu Regional de São João del-Rei inaugura a exposição “Preservar pra quê?” nos dias 17 de maio, às 19hs e 18 de maio, às 19h30. A entrada é gratuita.
No primeiro dia, quarta-feira (17), teremos uma mesa redonda sobre “Patrimônio em questão”, com alguns convidados. Na quinta-feira (18), a equipe do Museu participante do processo de produção e montagem da exposição vai guiar a mesa redonda, além do lançamento oficial do novo site do MRSJ. Serão emitidos certificados de participação.
A casa que atrai a curiosidade de turistas, pesquisadores, estudantes e curiosos valoriza diversos momentos da história da cidade, fixando no tempo o poder econômico e artístico de outras épocas. O progresso, no entanto, continua uma ameaça. Ao longo dessas sete décadas, desde o intenso embate entre preservação e destruição, um forte trabalho de conscientização sobre a importância do patrimônio foi desenvolvido em São João del-Rei. Apesar disso, ano após ano a paisagem da cidade, tombada e protegida pela legislação, foi aos poucos perdendo sua identidade.
O conflito que quase pôs abaixo o Casarão do Comendador hoje é quase esquecido. São poucos os que lembram das ameaças do passado e muitos que ainda não entendem a importância da preservação no presente. Mais que contar essa história, tão rica e complexa, a intenção dessa exposição é questionar. Questionar os valores do passado e do presente. Questionar a importância da manutenção do patrimônio. Interrogar a cada um que redescobre essa narrativa: afinal, “Preservar pra quê?”.
O Museu
Aberto à visitação pública a partir de 1963, está localizado na antiga residência do comendador João Antônio da Silva Mourão (1806-1866), importante comerciante da cidade no período final da produção de ouro. Após a conclusão das obras, em 1859, o comendador instalou sua família na mansão, no segundo e terceiro pavimentos, e a loja de secos e molhados ficou no primeiro andar.
O Museu Regional de São João del-Rei apresenta uma exposição de aspectos do cotidiano no comportamento e nos costumes dos séculos XVII ao XX, retratados em móveis, utensílios, meios de transporte, imagens religiosas e pinturas. O objetivo do acervo montado é contar um pouco da intimidade e do modo de vida dos mineiros no período colonial.
Serviço
Inauguração da exposição: 17 de maio, às 19hs
Mesa Redonda: 18 de maio, às 19h30.
Horário de visitação:
Terça à sexta-feira, das 9 às 17h30
Sábados, domingos e feriados, das 9 às 13h.
Museu Regional de São João del-Rei
Rua Marechal Deodoro, 12 - Centro
São João del-Rei – MG / Telefone: (32) 3371-7663