O BLOG OBSERVATÓRIO ENTREVISTOU O RESPONSÁVEL PELO MOVIMENTO DOS MOTOTÁXIS EM LAVRAS


OBSERVATÓRIO DE LAVRAS:
sabemos que o transito de Lavras é caótico e as pessoas, cito em geral dirigem muito mal, essa opinião é algo que se ouve nas ruas constantemente, pois os motoristas são egoístas em sua maioria e não respeitam o transito nem as faixas, movidos pela sua pressa.
Tenho preocupação particularmente falando, com relação a convivência pacífica nas ruas entre motos, pedestres e carros.
Haverá um treinamento específico para todos os operadores de mototáxi da cidade?

RODRIGO DO LAVRAS MOTO-TÁXI:
PARA QUE O MOTOQUEIRO ESTEJA APTO A DESENVOLVER A ATIVIDADE DE MOTOTAXISTA E MOTOFRETISTA, É EXIGIDO, POR LEI FEDERAL, QUE ELE FAÇA UM CURSO PROFISSIONALIZANTE RECONHECIDO E REGISTRADO PELA DETRAN /MG. ESSE CURSO SE PASSA D MESMA FORMA QUE UM CURSO DE AUTOESCOLA, COM UM PERÍODO BEM MENOR EVIDENTEMENTE, MAS DIRECIONADO EXCLUSIVAMENTE PARA A EXECUÇÃO DESSAS ATIVIDADES.

OBSERVATÓRIO DE LAVRAS:
Haverá reciclagem dos motoristas da cidade para reagirem bem ao movimento dos mototáxis?

RODRIGO DO LAVRAS MOTO-TÁXI:
A RECICLAGEM DOS MOTOQUEIROS QUE OPTAREM POR FAZER O TRABALHO, SIM, ESSES PASSARÃO, COMO DITO ANTERIORMENTE POR CURSO, CARACTERIZADO TAMBÉM COMO RECICLAGEM, E TREINAMENTO ESPECIFICO. MAS PARA OS MOTORISTAS DA POPULAÇÃO, NÃO EXISTE NENHUMA PROPOSTA.
CABE RESSALVA DE QUE A LEGALIZAÇÃO DO SERVIÇO EM LAVRAS IRÁ GERAR ARRECADAÇÃO PARA O MUNICÍPIO, O SERVIÇO SERÁ TAXADO E ENTENDE-SE QUE BOA PARTE DOS RECEBIMENTOS ADVINDOS DA ATIVIDADE, SEJAM CONVERTIDOS PARA O DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO COM CAMPANHAS E MELHORIAS NÃO SÓ PARA OS MOTOTAXISTAS E SIM PARA OS MOTORISTAS EM GERAL.

OBSERVATÓRIO DE LAVRAS:
É preciso discutir juntamente com esse projeto, as questões preventivas de segurança que envolvam vocês e os passageiros, porque sei que haverão vários questionamentos. Essa preocupação existe pois, em Lavras temos visto muitos acidentes com motos envolvendo mortes, quedas graves com traumas graves e isso precisa ser debatido a exaustão. O que podem dizer a respeito?

RODRIGO DO LAVRAS MOTO-TÁXI:
SEM DÚVIDA SUAS COLOCAÇÕES SÃO PLAUSÍVEIS DE GRANDE ATENÇÃO. NO CONTEXTO EXPOSTO, VALE LEMBRAR QUE O QUE ATRAPALHA A MOBILIDADE URBANA É A BAIXA INFRAESTRUTURA DAS CIDADES, O CRESCIMENTO DESORDENADO E A FALTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA A EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO. ASSOCIAR A CULPA DOS ACIDENTES DE MOTO AOS MOTOQUEIROS, NEM SEMPRE CONDIZ COM A VERDADE. O CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO PREVÊ QUE O CARRO É MAIOR QUE A MOTO, PORTANTO, A REGRA GERAL É QUE A RESPONSABILIDADE É DO CONDUTOR DO CARRO, NO SENTIDO DE DIRIGIR DE FORMA A GARANTIR A SEGURANÇA DAS MOTOCICLETAS.
MAS É CLARO, A FALTA DE FORMAÇÃO COM CARÁTER PROFISSIONAL DENIGRE MUITO A IMAGEM DO MOTOQUEIRO QUE POR DIVERSAS VEZES PECA NA CONDUÇÃO DO VEÍCULO. ESSA É A VANTAGEM DE LEGALIZAR, TODOS QUE SE DISPUSEREM A TRABALHAR NO SETOR, TERÁ QUE SE QUALIFICAR PARA ISSO.


OBSERVATÓRIO DE LAVRAS:
Há outra coisa que incomoda demais na mobilidade urbana de Lavras, que é ignorância plena dos pedestres com relação as leis de transito. Seguidamente vemos problemas causados por pedestres que desconhecendo as regras, causam transtorno discussões, bate bocas, insultos, todos por causa de faixas de pedestres mal colocadas, ou aquelas colocadas nos semáforos mas que os pedestres teimam em passar quando o sinal está aberto para os veículos, isso acontecera também com os mototáxis. Temos faixas nos meio das quadras e faixas mal apagadas que são interpretadas como ainda existentes e que geram muita confusão desnecessária. Em sua opinião seria necessário uma educação também do transeunte, para que ele esteja mais preparado para interagir no dia a dia da mobilidade urbana da cidade?

RODRIGO DO LAVRAS MOTO-TÁXI:
CAÍMOS DE NOVO NAS MÁS GESTÕES DE TRÂNSITO DO MUNICÍPIO. É BEM ENFÁTICO, A QUESTÃO PROBLEMÁTICA É DEVIDO A FALTA DE COERÊNCIA NA IMPLANTAÇÃO DAS FAIXAS. PESSOAL DO OPERACIONAL DE TRÂNSITO MAL PREPARADO OU GERIDO. DE QUALQUER FORMA, ATÉ ISSO É DITO NO CURSO DE FORMAÇÃO DE MOTOTÁXI, O PEDESTRE, INDEPENDENTE DE QUALQUER SITUAÇÃO DEVE, E PRECISA, SER RESPEITADO. ENTENDE-SE QUE A PRIORIDADE É O SER HUMANO, QUANDO ESTIVER USUFRUINDO DO SERVIÇO, OU NAS VIAS PÚBLICAS DE RODAGEM. A ABORDAGEM QUANTO A EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO REFERENTE AS REGRAS DE TRÂNSITO, DEVEM E PODEM SER ABORDADAS PELA PREFEITURA. QUEM SABE, COM OS VALORES ARRECADADOS COM A LEGALIZAÇÃO DO MOTOTÁXI, ISSO POSSA SER UMA REALIDADE PRA NOSSA CIDADE PROPOSTA PELA PREFEITURA.

ÁREA PROMOCIONAL

PARTE DA LEI FEDERAL QUE REGULAMENTA O JORNALISTA NÃO FORMADO

4. ÂMBITO DE PROTEÇÃO DA LIBERDADE DE EXERCÍCIO PROFISSIONAL (ART.
5°, INCISO XIII, DA CONSTITUIÇÃO). IDENTIFICAÇÃO DAS RESTRIÇÕES E
CONFORMAÇÕES LEGAIS CONSTITUCIONALMENTE PERMITIDAS. RESERVA LEGAL
QUALIFICADA. PROPORCIONALIDADE. A Constituição de 1988, ao
assegurar a liberdade profissional (art. 5
o
, XIII), segue um
modelo de reserva legal qualificada presente nas Constituições
anteriores, as quais prescreviam à lei a definição das "condições
de capacidade" como condicionantes para o exercício profissional.
No âmbito do modelo de reserva legal qualificada presente na
formulação do art. 5
o
, XIII, da Constituição de 1988, paira uma
imanente questão constitucional quanto à razoabilidade e
proporcionalidade das leis restritivas, especificamente, das leis
que disciplinam as qualificações profissionais como condicionantes
do livre exercício das profissões. Jurisprudência do Supremo
Tribunal Federal: Representação n.° 930, Redator p/ o acórdão
Ministro Rodrigues Alckmin, DJ, 2-9-1977. A reserva legal
estabelecida pelo art. 5
o
, XIII, não confere ao legislador o poder
de restringir o exercício da liberdade profissional a ponto de
atingir o seu próprio núcleo essencial.
Adminstrado por Cesar Mori desde o dia 07 de Março de 2011. Tecnologia do Blogger.