Dia de Cooperar Coopama - Cooperativa adota Jardim Sensorial em escola municipal


No último sábado (01), a Coopama – Cooperativa Agrária de Machado – realizou mais uma edição do Dia C – Dia de Cooperar -  na cidade de Machado. Esta é uma iniciativa do Sistema Ocemg - Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais - que, com o apoio e a participação efetiva das cooperativas de Minas Gerais, tem o objetivo de promover e estimular a integração das ações voluntárias de todas as cooperativas, cooperados, colaboradores e familiares, em um grande movimento de solidariedade cooperativista.

Em 2017 a Coopama adotou o projeto “Despertando a sensibilidade e unindo forças” colaborando com o Jardim Sensorial da Escola Municipal Padre José de Souza Ribeiro, que recebeu o nome da Professora Angélica Corsini de Almeida, figura estimada pela população machadense, que muito contribuiu para a alfabetização da comunidade local, falecida em 2015.

Mais de 300 pessoas entre alunos, convidados, cooperados, colaboradores, diretoria executiva e autoridades locais como o Prefeito Julbert Ferri, a Vice Ana Maria Gonçalves, a Secretária de Educação Márcia Ferri, o Secretário de Agricultura Sinval Lima e o Secretário de Governo Lúcio Gonçalves, estiveram presentes para a inauguração do Jardim Sensorial, que tem como objetivo criar um espaço acessível e estimulador aos alunos com deficiência, quaisquer que sejam elas, possibilitando um contato sensorial com a natureza, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social, promovendo a inclusão.  Além do contato com a natureza, os alunos podem conhecer formas, texturas, dentre outras ações, estimulando os sentidos, seja tato, olfato, visão ou audição.

O projeto “Despertando a sensibilidade e unindo forças” foi desenvolvido em parceria com os professores da sala de Recursos Multifuncionais e as professoras regentes das turmas do 4º e 5º ano da escola, em parceria com instituições educacionais, Secretaria de Educação e Coopama.

Logo após o descerramento da placa, feito pelos filhos da homenageada, a população foi convidada a conhecer o Jardim Sensorial. Certamente um marco para Machado e que trará grandes benefícios e acessibilidade aos alunos da escola municipal, principalmente àqueles com algum tipo de deficiência.








ÁREA PROMOCIONAL

PARTE DA LEI FEDERAL QUE REGULAMENTA O JORNALISTA NÃO FORMADO

4. ÂMBITO DE PROTEÇÃO DA LIBERDADE DE EXERCÍCIO PROFISSIONAL (ART.
5°, INCISO XIII, DA CONSTITUIÇÃO). IDENTIFICAÇÃO DAS RESTRIÇÕES E
CONFORMAÇÕES LEGAIS CONSTITUCIONALMENTE PERMITIDAS. RESERVA LEGAL
QUALIFICADA. PROPORCIONALIDADE. A Constituição de 1988, ao
assegurar a liberdade profissional (art. 5
o
, XIII), segue um
modelo de reserva legal qualificada presente nas Constituições
anteriores, as quais prescreviam à lei a definição das "condições
de capacidade" como condicionantes para o exercício profissional.
No âmbito do modelo de reserva legal qualificada presente na
formulação do art. 5
o
, XIII, da Constituição de 1988, paira uma
imanente questão constitucional quanto à razoabilidade e
proporcionalidade das leis restritivas, especificamente, das leis
que disciplinam as qualificações profissionais como condicionantes
do livre exercício das profissões. Jurisprudência do Supremo
Tribunal Federal: Representação n.° 930, Redator p/ o acórdão
Ministro Rodrigues Alckmin, DJ, 2-9-1977. A reserva legal
estabelecida pelo art. 5
o
, XIII, não confere ao legislador o poder
de restringir o exercício da liberdade profissional a ponto de
atingir o seu próprio núcleo essencial.
Adminstrado por Cesar Mori desde o dia 07 de Março de 2011. Tecnologia do Blogger.