Prêmio Gerdau Germinar divulga vencedores da quinta edição


Foram premiadas seis instituições de ensino, do infantil ao superior

Nesta quarta-feira, 28 de junho, foram conhecidas as instituições de ensino vencedoras da quinta edição do Prêmio Gerdau Germinar, iniciativa que visa incentivar e reconhecer a prática da educação ambiental nas instituições de ensino público e privado dos municípios de Ouro Branco, Congo­nhas, Cons. Lafaiete, Ouro Preto (especialmente os distritos de Mota e Miguel Burnier), Moeda e Itabirito. O evento, realizado em Ouro Branco, contou com a presença de educadores da região e autoridades locais.

A quinta edição do prêmio registrou um recorde no número de inscrições, ao todo foram 93 projetos e os vencedores de cada categoria foram o projeto “Refeitura – Na hora do recreio a leitura também está no cardápio”, da Escola Municipal Deputado Ely Franco, de Conselheiro Lafaiete (Categoria Sementinha); projeto “Sustentabilidade: Espaço Ecológico de Leitura, Lazer e Contemplação da Natureza”, da Escola Municipal Laura Queiroz, de Itabirito (Categoria Raiz); projeto “Estações de Conhecimento Vegetal”, do Colégio Batista Mineiro, de Ouro Branco (Categoria Folha); projeto “Horta Automatizada Sustentável”, da Escola Estadual Levindo Costa Carvalho, de Ouro Branco (Categoria Fruto); projeto “Aprender para se cuidar”, da Apae de Itabirito – Escola Especial Irany Silva Salvador de Oliveira (Categoria Flor); projeto “Construção Sustentável em regime de mutirão com famílias de baixa renda”, da UFSJ – Unidade Ouro Branco (Categoria Árvore).

Para o diretor industrial da Gerdau da usina Ouro Branco, Carlos Hamilton de Oliveira Pimenta, iniciativas como o Prêmio Gerdau Germinar são capazes de mobilizar não apenas os alunos e educadores, mas também as famílias, trabalhando o tema educação de forma ampla. “As transformações e as soluções para uma localidade ou para um país devem, necessariamente, passar pela educação. E a premiação é uma forma de a Gerdau contribuir para o desenvolvimento das comunidades onde estamos inseridos”, ressaltou.

Este ano, o evento contou com um brilho a mais, as artesãs de Miguel Burnier, que participam do Projeto Roda de Conversa, foram as responsáveis pela produção das flores de palhas usadas nos arranjos das mesas. Desde 2010, o projeto é desenvolvido na comunidade pela Gerdau por meio do Programa Gerdau Germinar.

Nesta edição, mais de 65 escolas públicas e privadas inscreveram-se no prêmio. O vencedor de cada uma das seis categorias receberá uma verba que deve ser utilizada para implantação e execução do projeto, que terá início ainda em 2017. Todas as equipes premiadas terão o acompanhamento da Gerdau para o desenvolvimento da ação, com o intuito de colaborar para o alcance dos resultados esperados.

De acordo com o diretor executivo da Gerdau Mineração, Aloysio Carvalho, ações como essa reforçam a importância dos educadores na formação dos alunos. “O Prêmio Gerdau Germinar promove a conexão entre a educação, o meio ambiente e a sustentabilidade. E os educadores são os responsáveis por plantar e germinar as ideias inovadoras que fazem diferença na formação das pessoas e das comunidades”.

Realizado com o direcionamento do Instituto Gerdau, responsável pelas políticas e diretrizes de responsabilidade social da Companhia, o Prêmio Gerdau Germinar de Educação Ambiental foi criado para estimular as escolas no desenvolvimento de projetos que possam fazer diferença e estabelecer ganhos mútuos na relação entre as pessoas e o meio ambiente.

Sobre o Programa Gerdau Germinar

Realizado em conjunto pelas áreas de Responsabilidade Social e Meio Ambiente da empresa, o Programa Gerdau Germinar é uma iniciativa voltada para a prática da educação e conservação ambiental, reforçando o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável das regiões em que atua. Desde 1990, ano de lançamento do programa, mais de 250 mil pessoas foram beneficiadas pelas ações do projeto. Além de cursos para educadores, a iniciativa oferece ainda oportunidades de visitas técnicas, eventos, palestras, oficinas e projetos socioambientais nas escolas, abrangendo alunos e professores das redes de ensino da região de Ouro Branco.


O Programa dispõe de um centro de educação ambiental - o Biocentro Gerdau Germinar - com 48 hectares de área preservada e estrutura adequada para atendimento aos visitantes. Conta ainda com a Praça dos Biomas, na qual os visitantes podem conhecer de perto a representação de alguns dos mais importantes ecossistemas brasileiros: Cerrado, Campos Rupestres, Mata Atlântica, Restinga, Caatinga e Campos de Altitude. O Biocentro também atende colaboradores da Gerdau com ações para motivar a atuação responsável em todos os ambientes, como oficinas, reuniões e treinamentos no Sistema de Gestão Ambiental.

Sobre a Gerdau 

A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais do mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro, atividades que estão ampliando o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade das operações. Além disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. As ações das empresas Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.







ÁREA PROMOCIONAL

PARTE DA LEI FEDERAL QUE REGULAMENTA O JORNALISTA NÃO FORMADO

4. ÂMBITO DE PROTEÇÃO DA LIBERDADE DE EXERCÍCIO PROFISSIONAL (ART.
5°, INCISO XIII, DA CONSTITUIÇÃO). IDENTIFICAÇÃO DAS RESTRIÇÕES E
CONFORMAÇÕES LEGAIS CONSTITUCIONALMENTE PERMITIDAS. RESERVA LEGAL
QUALIFICADA. PROPORCIONALIDADE. A Constituição de 1988, ao
assegurar a liberdade profissional (art. 5
o
, XIII), segue um
modelo de reserva legal qualificada presente nas Constituições
anteriores, as quais prescreviam à lei a definição das "condições
de capacidade" como condicionantes para o exercício profissional.
No âmbito do modelo de reserva legal qualificada presente na
formulação do art. 5
o
, XIII, da Constituição de 1988, paira uma
imanente questão constitucional quanto à razoabilidade e
proporcionalidade das leis restritivas, especificamente, das leis
que disciplinam as qualificações profissionais como condicionantes
do livre exercício das profissões. Jurisprudência do Supremo
Tribunal Federal: Representação n.° 930, Redator p/ o acórdão
Ministro Rodrigues Alckmin, DJ, 2-9-1977. A reserva legal
estabelecida pelo art. 5
o
, XIII, não confere ao legislador o poder
de restringir o exercício da liberdade profissional a ponto de
atingir o seu próprio núcleo essencial.
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